Adversidades e o Livro de Jó


Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal (Jó 1.1).
.
Devido à sua complexidade, Jó é um dos livros da Bíblia mais difíceis de entender.
Um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal, de repente tem seu caráter provado de uma forma até cruel aos nossos olhos.
Quando enfrentamos dificuldades, consideramo-nos como Jó e questionamos Deus: Por quê?
Para que? Será que mereço ser tão castigado? Buscamos ajuda dos amigos, ou os amigos nos procuram com a melhor das intenções para nos ajudar.
Quantas vezes não nos identificamos com Jó quando um amigo que parecia conhecer-nos tão profundamente expressa uma opinião totalmente oposta à nossa realidade.
Eu também não fico atrás e já agi como os amigos de Jó sem me colocar no lugar da pessoa. Simplesmente expressei o que eu achava e julguei mal a situação.
Tenta-se consertar, mas parece que fica pior.
O leitor deve se perguntar: como proceder diante de uma situação que foge totalmente ao nosso entendimento, em que queremos ajudar e não sabemos como?
Às vezes o silêncio, um abraço carinhoso, a frase “eu amo você em Jesus” valem mais do que inúmeras palavras vazias que são jogadas ao vento.
A Deus cabe a solução, a nós cabe a oração de súplica por misericórdia e graça. Essa talvez seja a menor das responsabilidades, porém não haverá nunca a culpa por falta de ação.
Podemos não entender, até mesmo não ajudar, porém interceder demonstra a nossa submissão àquilo que Deus permite que aconteça na nossa vida e na vida daqueles que nos cercam. Além de tudo podemos também ter a experiência da atuação de Deus sobre a situação, que muitas vezes difere dos nossos anseios.
O amor de Deus é maior que tudo – principalmente que a nossa visão e os nossos sentimentos.
.
[Fonte: Pão Diário
Colaborou Michele Santos]

Um comentário:

  1. Realmente amados irmãos! O livro de Jó nos mostra que, mesmo que pudéssemos ser bons como Jó, o nosso amado Senhor quer ainda mais para nós. Ele quer que nós cheguemos até Ele. "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5). Com simplicidade voltemos nosso coração para o nosso amado Senhor Jesus!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Este é um Blog cristão, de matriz evangélica. Se você tem ponderações ou algo a acrescentar sobre o conteúdo das postagens, sinta-se à vontade para manifestar seu ponto de vista. Mas é obrigatório o uso e o abuso da boa educação. Serão deletados - tão logo reconhecidos - os comentários ofensivos ou que infrinjam de algum modo a lei, não sem antes o registro do IP, hora e data do fato.