ET's na Bíblia ?



Uma tese antiga dos chamados "ufólogos" diz que a Bíblia é plena de relatos de aparições alienígenas. Será mesmo ?
No texto abaixo, o Pastor Natanael Rinaldi analisa esta questão sob o ponto de vista estritamente bíblico.
_______________________________________

O jornal A TRIBUNA do dia 27 de abril de 2009 traz um artigo sobre um encontro realizado em Peruíbe que discutiu sobre a possibilidade de existência de seres extraterrenos.
Como prova da existência de ETs foi citado o seguinte: "CAPITULO DA BÍBLIA É MENCIONADO - A ufóloga, integrante do Projeto Portal, Rosana Batarelli, de 42 anos, afirma que o fenômeno UFO é bem mais amplo do que supõe. Ela crê que extraterrestres já visitam o planeta há milênios. '
Não dá para dissociar os ETs do Homem. Por exemplo, qual o nosso maior livro ufológico? A Bíblia'."Um exemplo do que Rosana quer dizer pode ser encontrado em Ezequiel, capítulo 1, versículos 1 a 25, em que o profeta descreve a visão de quatro querubins com a aparência de homens, que saíam do meio de uma coisa brilhante como o metal e com rodas.
Segundo ela, estamos no limiar de profundas mudanças na Humanidade - e os extraterrestres acompanhariam de perto esse processo.Como se vê essa manifestação de ufólogos que se pronunciam sobre a vida fora da terra, procurando interpretar a Bíblia e com a passagem de Ezequiel 1.1-25?
Realmente essa passagem tem relação com a aplicação que está sendo feita pelos ufólogos para provar a vida fora da terra? Interessante como as pessoas que pouco lêem a Bíblia procuram dar interpretações capciosas para apoiar suas teorias não consistentes com a própria Bíblia. Como sabemos a ufologia é o estudo dos fenômenos relacionados com discos voadores e extraterrestres, reunindo fotos e depoimentos, com o objetivo de demonstrar a existência de vida fora da Terra.
Nada tem a ver com a visão de Ezequiel 1.1-25, senão vejamos: em 1.4 olhei, diz Ezequiel. Ele recebe uma visão da glória e da santidade de Deus. As "visões de Deus (v. 1) eram fundamentais ao seu ministério entre exilados; 1.5 quatro animais.. Estes seres viventes são posteriormente identificados como querubins (10.20).
Os querubins são seres angelicais que manifestam aos seres humanos a santidade e a glória de Deus (1 Cr 28.18) Podem acompanhar a Deus em ocasiões de condenação ou de bênção.Nesta visão de Ezequiel, os querubins manifestavam aos exilados a glória e a santidade de Deus, através da dita visão; no 1.10
A semelhança do seu rosto. Os rostos de homem, de leão, de boi e de águia representam a criação por Deus, dos seres viventes que também aparece em Apocalipse 4.7; no v. 1.12 O Espírito. Os querubins são dirigidos pelo "Espírito" que, sem dúvida, refere-se ao Espírito de Deus (v. 2); em 1.13 brasas de fogo ardentes. Estas brasas falam da santidade de Deus (Ex 3.1-5) e o seu juízo no castigo do pecado.O fogo que se movimenta simboliza a energia e o poder do Espírito Santo (At 1.8). e 1.16-25 o aspecto das rodas. Ezequiel vê uma espécie de carro-trono em movimento constante. Deus é manifesto num trono móvel que nunca pára, e que vai para o Espírito ordena.
A linguagem figurada simboliza a soberania de Deus sobre todas as coisas, e a sua presença em todas as esferas da sua criação. Ele está presente com os exilados às margens do rio Quebar.Quer dizer que a visão de Ezequiel 1.1-25 nada tem a ver com fenômenos ligados à ufologia?Não. Se os ufólogos quiserem provar a existência de seres ETs que o façam usando outros recursos, mas não recorrendo à Bíblia.
.
O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A EXISTÊNCIA DE SERES ETs OU NADA FALA SOBRE O ASSUNTO ?
Em Gênesis 1.1, a terra é colocada em lugar de destaque. Neste versículo, a terra não precisaria ser mencionada, uma vez eu já está englobada na palavra "ceus", que inclui as galáxias e os planetas criados por Deus.
Em Hebreus 11.3, lemos: " "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Basicamente, a terra é o único planeta criado para ser habitado pelo homem atual. "Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada:
Eu sou o SENHOR e não há outro." (Is 45.18).A terra foi criada antes dos luminares, os quais só aparecem no quarto dia (Gn 1.1-19). A terra está cheia da glória e das riquezas de Deus, enquanto os demais planetas nada apresentam além de montanhas, desertos, calotas polares, vulcões e desfiladeiros.
.
A CRIAÇÃO DE DEUS NÃO ENVOLVE TAMBÉM OS ANJOS? PODERIAM SER ELES CHAMADOS DE ETs?
.
Dentro do conceito dos ufólogos não. Estes questionam a existência de ETs originários de outros planetas e não é o caso dos anjos. Os anjos foram criados todos de uma só vez. São seres inteligentes, mais poderosos do que os seres humanos e hoje se dividem em duas classes: os anjos bons, os que ficaram a serviço de Deus. "E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação." "(Hb 1.10-14). Assim, os anjos fiéis são seres espirituais, imortais que estão a serviço de Deus.
Existe outra classe de anjos chefiados pelo Diabo e os tais são chamados demônios, espíritos malignos, espíritos imundos e que estão a serviço do seu chefe. Paulo nos adverte contra eles, e diz: "Não deis lugar ao diabo." (Ef 4.27). Uma coisa é certa: a Bíblia jamais deixaria de informar a respeito da vida em outros planetas, caso ela existisse. Tudo não passa de especulação.

[Pr. Natanael Rinaldi]
Texto publicado originalmente no site http://www.cacp.org.br/

13 comentários:

  1. Passei p/ dizer o qto é importante nos dedicarmos as coisas de Deus ou seja fé e obras andam juntas como fala em Tiago 2 14a26 de uqe adinata a fé sem obras este blog é um exemplo de dedicação Deus os abençõe

    ResponderExcluir
  2. Carlos, seu comentário está repleto de preconceitos contra o cristianismo, por isso foi removido. Respeitamos você como pessoa e como criatura divina, mas não podemos deixar que agressões fora do contexto prevaleçam. Sua visão é parcial e incompleta. Se o fenômeno religioso foi e é ainda usado como instrumento de dominação, isso não quer dizer que toda a manifestação religiosa seja nociva. Não se pode ser simplista numa questão tão complexa. Seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço aos amados irmãos que se preocuparam em esclarecer a luz da Palavra de Deus, um assunto tão conflitante. A Bíblia reina com verdades eternas e quem lê conhece a PURA VERDADE DE DEUS e se sente feliz.
    A Paz do SENHOR JESUS pra você leitor!

    ResponderExcluir
  4. Olha eu acreditava sim em Et's mais depois eu eu vi um veido na net feito por um pastor, eu deichei de acreditar em et. Pq não existem algum outro ser mais inteligente que o homen. Sendo que o homen é a semelhança de Deus. E outra quem fez o universo, as galáxias, os mundos foi Deus.
    E em Genises capitulo 1 versiculo 1, Deus fala que não existia nada, era tudo escuro muito escuro.
    Isso quer dizer que existia só Deus.
    Pense.
    Ahh oque essa pastora falou de quem Ezequial foi levado por marcianos é errado.
    Pq querubins é anjo de Deus.
    Ezequiel foi arebatado por uma caruajem de fogo.
    Aonde levou para junto de Deus.

    ResponderExcluir
  5. postado por Victor Augusto

    ResponderExcluir
  6. Pois ea propria bilbia diz que o povo perece por falta de conhecimento e o que mais doi e saber que o povo que a biblia diz e o povo cristao muitos ainda acreditam nesses contos e fabulas por não conhecerem a palavra VAMOS LER A BIBLIA POVOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  7. O principal problema da questão não é a comparação entre o quê está na bíblia e o que os ufólogos dizem,e sim o erro de interpretação dos evangélicos. Me desculpe o site mas ao contrário do que se vê, muitos ufólogos são céticos em relação a existência de extraterrestres e neste caso estão indo no caminho certo pois devem ter visão científica dos fatos, e não são "pregadores da existência extraterrestre" como muitos afirmam, por outro lado os evangélicos são nada mais nada menos que "crentes absolutos" pois precisam crêer piedosamente em alguma coisa para algo ter sentido, além do mais não tem visão concreta em relação a nada que se exprime além da bíblia, considerando que a ela própria já não possui entendimento concreto. Independente que se pregue a palavra de Deus ou tenta-se deduzir erroneamente as palavras da Bíblia, a vida extraterrena existe, existiu e sempre vai existir, independente que os evangélicos queiram ou não e compreendão ou não. Além do mais, que fatos concretos voces teriam em relação a Bíblia, já que muito coisa ainda não foi explicada pela ciência ? (que também é falsa) e também já passarão pela cabeça de algum evangélico que muitas coisas foram retiradas da bíblia? Assim como seria impossível viver no nosso tempo seguindo as palavras da Bíblia. Pois bem, não sou cético, não acredito piamente na ciência, mas acredito nos fundamentos de um Deus,mas acho que há muito equívocos criados pelos evangélicos, deveriam respeitar melhor a palavra de outras religiões cristâs e não se julgarem os "donos da verdade" pois vocês não a tem e provavelmente com este raciocínio nunca terão. Se quiserem deletar o meu comentário para mim não terá nenhum problema, pois a ignorância da religião caminha de mãos dadas com a não aceitação da verdade.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Anônimo.
    Obrigado pela visita e pela mensagem.

    Primeiramente esclareço que não é da boa prática blogueira deletar comentários que sejam contrários à visão defendida pelo blog. Somente excluímos mensagens ofensivas, com conteúdo ilegal ou com expressões de baixa civilidade. O seu comentário não incorreu em nada disso, por isso será mantido e respondido.

    Lembro que o núcleo da mensagem desta postagem é a refutação de que a Bíblia relata a aparição de ETs, conforme alguns “ufólogos” defendem.Creio que ficou clara a confusão dessa interpretação. ETs não aparecem na Bíblia (aliás, não aparecem de maneira clara e inquestionável em lugar nenhum).

    No mais, discordo que para ser crente em Jesus Cristo a pessoa “não tem visão concreta em relação a nada que se exprime além da bíblia”. Isso não é verdadeiro. A Bíblia nos mostra Jesus Cristo, que nos mostra Deus. Não há nenhuma divergência entre a boa ciência e o cristianismo.
    Veja bem: “boa ciência” é aquela que busca a verdade, e não aquela que toma especulações como verdades absolutas, como o darwinismo, por exemplo.
    Quanto à sua pergunta: “ também já passarão pela cabeça de algum evangélico que muitas coisas foram retiradas da bíblia?”(sic), respondemos que cremos em um Deus que não deixaria a Bíblia ser deturpada a ponto de transmitir uma doutrina falsa. A Bíblia mostra a verdade nua e crua.
    Discordamos também quando você diz que “ seria impossível viver no nosso tempo seguindo as palavras da Bíblia”. Ora, como assim ? Vc deve estar se referindo à Lei cerimonial do Velho Testamento, revogada pela Morte e Ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
    Nosso mandamento hoje é “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” e Ame o seu próximo como a si mesmo”(Mateus 22:37-39) .
    Isso te parece impossível ? Aos cristãos isso parece uma meta.
    Voltando aos ETs, particularmente acho que este assunto tem pouco a ver com ciência e muito a ver com crença “religiosa”. Quem procura os “amigos do espaço” tem em mente poder desvendar os mistérios da existência humana. De onde viemos? Para onde vamos ? Para os cristãos, as respostas estão em Jesus Cristo.
    Aceitamos sim a verdade pois, como disse Agostinho, “toda verdade é verdade de Deus”.

    E você, sabe o que é ser evangélico ? Veja no link abaixo. http://evangelicosdotcpr.blogspot.com/2009/04/evangelico-perguntas-e-respostas.html

    Obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Olá SR Anônimo: boa tarde e também aos criadores e visitantes do blog. Quero dizer a todos que sou muito curioso em relação a existência ou não de outros seres fora do planeta terra. Más contento muito com o que está escrito em Deurenômio 29,29: As coisas encobertas são para o senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para os nós e para nossos filhos, para cumprir todas as palavras dessa lei. assim sei que tudo que os ciêntistas decobrem é porque realmente deve ser reveladas para nós, pois assim Deus quer que seja. E costumo dizer até os ciéntistas mesmo sendo as vezes com poucar fé em relação as coisas santas do senhor! o proprio Deus os usa com sua grandes sabedorias para louva-lo porque quato mais Eles decobrem novor "mundo" mais ele veem que estão apenas ingatiando no conhecemento assim nós servos de Deus que nem prencisamos mas nos alegramos com infinito poder e sábedoria de Deus. É uma prova que a ciência louva a Deus pos fudo foi ele quem criou, se ouve bang, bang Deus viu que era necessário assim acontecer. E você amigo anônimo seja muito bem vindo a grande familia do Senhor Deus, eu também já fui assim muitas perguntas se passou pela minha cabeça cuja respostas eu já as tenho, as demais o senhor vai me revelar quando todos os mistérios dele tiver que ser revelada eu te convido e vir com nosco pois você já esta no caminho, quando vem a dúvida a verdade esta por pequeno passo a sua frente é só ter um pouquinho mais de humildade espiritual e o senhor falará ao teu coração. Esse dia vai ser muito especial pois o senhor nos fala em apocalipse, 21,4: E Deus limpará de seus olhos todas as lagrimas, e não haverá mais morte,nem pranto ném clamor ném dor porque asprimeiras coisas são passadas.

    ResponderExcluir
  10. estudem mais e usem o bom senso para dicernir acima das vãs contendas a moral de jesus que o amor acima de tudo nisso seremos verdadeiros cristãos seja partidario desta ou aquela ideia filosofica catolicos ou espiritas ateus mulçumanos porque acima disso tudo somos filhos de deus e jesus quer queiram ou não e o nosso mestre maior

    ResponderExcluir
  11. Sr. Ranio Alves Martins
    Tenho certeza de que a sugestão "estudem mais" é muito significativa e valiosa; a menos quando usada para desqualificar quem pensa diversamente. Claro que este não foi o caso de seu comentário. De qualquer maneira, obrigado pela visita e pela manifestação, no entanto, vale a pena dizer que "discernimento" é um conceito subjetivo, logo moldável aos interesses e adaptável às doutrinas. Cristãos evangélicos usam o discernimento para separar a doutrina do Senhor Jesus Cristo contida na Bíblia, de outras contidas em diversas obras de caráter esotérico/místico, que desdizem o que o Evangelho verdadeiro diz.Na dúvida, ficamos com a Bíblia e não com, por exemplo, o livro de Urantia.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos!Primeiramente gostaria de recomendar a todos a leituara das tabuas sumerias para melhor compreendermos o assunto relacionado a extraterrenos.elas [as tabuas] são mais antigas que o pentateuco e com certeza será no minimo interessante a sua leitura.em segundo lugar gostaria de dier o seguinte:avistamentos de óvnis são mais antigos a existência dos hebreus.creio que o cristão9 se servirá melhor dos ensinos de cristo se começarem a usar a logica ao invés da emoção de coisas proféticas.cristo sempre foi a favor do senso pratico e direto das coisas e assim sendo não vejo o porque da eloquência em se criticar o que é anterior a bíblia escrita e de fato foge lhes o conhecimento.se formos pegar o antigo testamento em sua versão original em hebraico também poderemos ter uma visão mais acertada sendo que a nossa biblia é a versão da versão da versão.usem a lógica.Bem não sou contra nem a favor mas acho mais louvavel pesquisar antes de impor uma visão religiosa tão questionada sem se quer estudar o básico sobre ufologia principalmente quando estes fenômenos [óvnis e relatos extraterrenos] são mais antigos que sua crença cristã,mais antigos que a crença judaica, e ainda assim ainda é mais atual pois acontece ainda hoje.tenham um minimo de respeito a verdade [se é que ela existe] e tentem estudar ambas as partes.coloquem os fatos da tabua suméria [mais antiga que o velho testamento] de lado a lado com a bíblia e vejam se passa.tenham pelo menos uma visão mais coerente de ufologia.Obrigado

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Este é um Blog cristão, de matriz evangélica. Se você tem ponderações ou algo a acrescentar sobre o conteúdo das postagens, sinta-se à vontade para manifestar seu ponto de vista. Mas é obrigatório o uso e o abuso da boa educação. Serão deletados - tão logo reconhecidos - os comentários ofensivos ou que infrinjam de algum modo a lei, não sem antes o registro do IP, hora e data do fato.