Viva Vencendo (2)


VENÇA O MEDO

Do que é que você tem medo? Do que está ao seu redor ou do que está dentro de você?
É muito provável que o medo que você tem das coisas externas, seja apenas um resultado do pavor que lhe causam seus próprios sentimentos, ou seja: seu medo não tem uma real motivação, você tem medo “do que pode acontecer”. Na verdade você tem medo de sentir medo.

Mas, enfim, o que fazer quando o medo invade o espírito, ou o que se pode fazer para evitar o amedrontamento ?
Há um meio seguro de deslocar o medo de dentro de você. Simplesmente elimine qualquer idéia medrosa ou tímida, substituindo-a por pensamentos que injetem coragem no espírito. Deus disse a Josué :

“Não temas nem te espantes, porque eu, o Senhor teu Deus sou contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Mentalizar e repetir isso é uma fórmula eficiente e precisa ser usada. Quando a primeira sombra de um pensamento medroso se insinuar na sua mente, ataque depressa, do mesmo modo que ataca um resfriado que está começando com um remédio. Repita e repita: “Não temas nem te espantes, porque eu, o Senhor teu Deus sou contigo, por onde quer que andares”.

Trate estas palavras não como um “mantra” ou como um amuleto, mas sim como uma verdadeira promessa de Deus para você.

Mas, você continua com medo? Apesar de saber da promessa de Deus, você continua assustado, inseguro, duvidoso e incapaz de crer que Deus esteja mesmo com você?

Então vamos tentar entender porque o medo continua.
Quando as palavras citadas foram ditas a Josué, ele tinha razões suficientes para amedrontar-se diante das dificuldades que o esperavam como sucessor de Moisés como líder do povo judeu.
Na sequência, Deus disse a Josué: “Esforça-te e tem muito bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou. Dela não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda”. (Josué 1:7)

Se você não está conseguindo vencer o medo, talvez a razão esteja aí.

Deus nos deu uma lei de conduta, mostrando o que devemos e o que não devemos fazer. Essa lei não representa nenhum tipo de autoritarismo ou tirania divinos, mas a restrição de práticas que, por serem contrárias à nossa natureza, acabam por nos infelicitar e destruir.

A lei foi condensada nos dez mandamentos, já conhecidos de todos.
Deus nos mostra que o desvio de qualquer parte da lei, está relacionado com o medo.

A pessoa que tem para si muitos deuses, incluindo a ambição, a fama, o dinheiro e outros, que transforma em ídolos as suas próprias obras; que se serve do nome do Senhor para cobrir seus interesses; que mente, furta, adultera, cobiça ou destrói o próximo pela calúnia e fofoca, vive com medo.

Este tipo de medo não desaparece com a repetição de versículos bíblicos. Você pode repetir o dia inteiro que Deus está contigo que o medo não diminui, ao contrário, aumenta.
Aumenta seu medo porque Deus não pode lhe dar descanso enquanto os seus caminhos estiverem errados.

Se você quer vencer o medo, encare os desvios que você vem tomando da Lei do Senhor. Se você não conhece os mandamentos, sua consciência lhe servirá de guia.
Não é preciso que ninguém lhe aponte suas faltas. Você sabe quais são elas.

Resolva MUDAR. Peça sinceramente a Deus a força e a graça de que você necessita para a vitória e Ele te atenderá com alegria.

Corrija seus erros. Dê o primeiro passo na direção certa e veja como será fácil livrar-se do medo.

Tenha coragem. Viva dentro da lei de Deus, e Ele o ajudará a vencer suas faltas.


[estudo baseado na obra de Maria Amelia Rizzo]
Para o download gratuito do livro "Viva Vencendo" , clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Este é um Blog cristão, de matriz evangélica. Se você tem ponderações ou algo a acrescentar sobre o conteúdo das postagens, sinta-se à vontade para manifestar seu ponto de vista. Mas é obrigatório o uso e o abuso da boa educação. Serão deletados - tão logo reconhecidos - os comentários ofensivos ou que infrinjam de algum modo a lei, não sem antes o registro do IP, hora e data do fato.