A Bíblia Ensina Como Lidar com Dinheiro

Salvo situações de carência de recursos em razão de desemprego, doença e outras circunstâncias inesperadas, a grande causa de tantos terem problemas com suas finanças pessoais tem a ver com a PERSPECTIVA sobre o ESTILO DE VIDA que se deve perseguir.

Quanto maior o padrão de vida que se quer levar (ou pelo menos “aparentar”), obviamente maiores são os gastos.
O problema é que muitos querem ter um padrão de vida superior ao que podem suportar suas finanças e a consequencia é o ENDIVIDAMENTO contínuo e progressivo.

Cheque “especial”; empréstimos consignados; financiamentos longos; cartões de crédito; cheques pré-datados... São muitas as opções oferecidas para que as pessoas tenham a falsa idéia que o endividamento é algo “normal”, que o consumo é fácil e "administrável".

Mas as consequencias de uma vida sem disciplina financeira são devastadoras. O “passo maior que a perna” resulta numa dolorida queda e não raro a pessoa que endividou-se buscando um padrão de vida superior ao que podia suportar, terá que viver num padrão de vida INFERIOR, muitas vezes levando sua FAMÍLIA a passar privações.


A Bíblia tem conselhos sobre dinheiro ? Sim ! Aqui estão algumas dicas para que se mantenha um estilo de vida centrado em valores cristãos, onde não se pode privilegiar o consumismo desenfreado e a falta de providência.

1) JÁ ESTAR CONTENTE POR TER O BÁSICO.
Em uma sociedade em que tantos passam necessidades, ter meios para a sobrevivência já é um motivo de agradecimento. Isso não quer dizer que devemos nos contentar SÓ com o básico, mas sim de já estarmos felizes a partir do momento em que podemos sobreviver com dignidade.

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. (I Timóteo 6:8);

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Filipenses 4:11-13)

O apóstolo Paulo diz que APRENDEU a viver contente. Não nascemos contentes – aprendemos com o Senhor a nos alegrar com o que Ele nos dá.

2 ) RECONHECER E EVITAR A COBIÇA.
.
A cobiça é um desejo impaciente de possuir algo nem sempre necessário ou urgente, normalmente dirigido àquilo que pertence a outros; é o desejo por coisas (boas ou más) que é mais forte do que ele deveria ser, um tipo de fixação prejudicial ao desejo de posse.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”. (Êxodo 20:17).

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
(Efésios 5:5)

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8:36)

3) NÃO DETERMINE SEU ESTILO DE VIDA COMPARANDO-SE COM OUTROS.
.
Isso decorre da falsa ideia de que os outros sempre são mais felizes, é uma valorização anormal de bens materiais em detrimento da real paz de espírito. Pense nas pessoas abastadas que você conhece e tente lembrar se há REAL felicidade em seus olhares. A riqueza não traz harmonia, esta é a grande realidade. Há ricos angustiados apesar da riqueza e pobres contentes apesar de algumas carências. A questão central é a importância que se dá ao status social. Uns preferem ser ricos a qualquer custo e ostentar uma falsa felicidade; outros preferem buscar a real felicidade, nem que para isso abdiquem de ganhar mais dinheiro.

Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem (Provérbios 11:28)

Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará. (Provérbios 28:21)

Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. (Eclesiastes 5:12)

4) SER HONESTO.
.
Quem faz dívidas sabendo que não tem condições para pagar está mentindo.

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.(Êxodo 20:16).
.

5) TRABALHE, E TRABALHE HONESTAMENTE.
.
“O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza. O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.... Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:19-20,22).

O cristão precisa abandonar qualquer maneira desonesta de ganhar dinheiro e fazer “com as próprias mãos o que é bom” (Efésios 4:28).


6) ESFORCE-SE POR VIVER UMA VIDA MAIS SIMPLES.
.
A verdade é que quanto mais coisas você tem, mais tempo e dinheiro serão necessários para mantê-las. Assim, para que a vida não fique sobrecarregada, é razoável que se avalie muito bem para onde vamos dirigir nosso TEMPO e nosso DINHEIRO. Não faz sentido abrir mão da saúde, do convívio familiar e da vida espiritual em nome de uma suposta “riqueza” que, em verdade, é ilusória.

Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar”. (Provérbios 25:16).

7) SEJA SENSÍVEL ÁS DIFICULDADES ALHEIAS.
.
O apego aos bens materiais não pode anular sua capacidade de estender à mão para um irmão que passa por dificuldades. Além de ser característico do amor cristão ser caridoso, lembre-se que amanhã quem pode precisar de ajuda é você.

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;" (Mateus 25:35)

“Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante” (Eclesiastes 4:10).


"A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido". (Prov.11:25)

.

8) O DINHEIRO DEVE SERVIR A VOCÊ, E NÃO O INVERSO.
.
Onde está o teu coração? No dinheiro ou em Deus ? A Bíblia nos mostra que se buscarmos a Deus primeiramente, "todas as demais coisas nos serão acrescentadas", inclusiveos meios para uma vida mais confortável.

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33) .

"Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração". (Mateus 6:21)

"Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado".(Salmo 55:22) ;
.
9) DESFRUTE LIVREMENTE DAS COISAS QUE VOCÊ ADQUIRIU SOB A BENÇÃO DE DEUS .

“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.

"E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus”.
(Eclesiastes 5:18-19).
[colaborou Lia]

[FaRoL]

2 comentários:

  1. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mateus 6:21)

    Onde está o teu coração?
    No dinheiro? Ou em Deus?

    A bíblia nos mostra que se buscarmos a Deus primeiramente todas as demais coisas nos serão acrescentadas, inclusive dinheiro!

    Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)

    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Evangélicos do TC-PR1 de junho de 2009 às 10:00

    Obrigado Lia, muito bem lembrado. Seu texto será incorporado ao post. Volte sempre.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Este é um Blog cristão, de matriz evangélica. Se você tem ponderações ou algo a acrescentar sobre o conteúdo das postagens, sinta-se à vontade para manifestar seu ponto de vista. Mas é obrigatório o uso e o abuso da boa educação. Serão deletados - tão logo reconhecidos - os comentários ofensivos ou que infrinjam de algum modo a lei, não sem antes o registro do IP, hora e data do fato.