CIÊNCIA E FÉ CRISTÃ


A estória que aqui era postada teve sua veracidade contestada por um leitor. Tratava o texto de uma suposta viagem de trem em que Louis Pasteur dialogava com um jovem cético. A fonte que o Blog usou parecia ser de confiança, mas diante da dúvida razoável, não resta outra alternativa que não a retirada do post. Não se pode correr o risco de usar fatos falsos em conjunto com a Verdade de Jesus Cristo. Lição aprendida. Daqui para frente teremos muito mais cuidado com as fontes e com os textos da Internet.
Tirante isso, porém, não se questiona que Louis Pasteur foi um dos maiores expoentes da ciência mundial e que também foi CRISTÃO, mostrando que fé e ciência não são incompatíveis. Obrigado ao leitor que alertou.



Louis Pasteur (1822 - 1895) , cientista francês cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. A ele se deve a técnica conhecida como pasteurização.

7 comentários:

  1. Sobre esta estória sobre Loius Pasteur, principalmente a parte de "No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur Diretor-Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França."
    Isto é um hoax (trote) famoso na Internet. Tal fato relatado NUNCA aconteceu, pois Pasteur não era "Doutor", era químico e nunca exixtiu uma "Universidade Nacional da França" e nem "Instituto de pesquisas científicas". Pasteur não tinha vinculação acadêmica, ele criou seu próprio instituto de pesquisas.
    Sugiro verificar as fontes antes de postar qualquer estória recebida da Internet. Este relato de Pasteus como foi publicado é de uma enorme desonestidade intelectual.

    ResponderExcluir
  2. Hoax (trote), mais nem tanto!

    Louis Pasteur was born on 27 December 1822 in Dole in the Jura region of France. His father was a tanner. In 1847 he earned a doctorate (Doutor) from the École Normale in Paris. After several years research and teaching in Dijon and Strasbourg, in 1854 Pasteur was appointed professor (vinculação acadêmica) of chemistry at the University of Lille. Part of the remit of the faculty of sciences was to find solutions to the practical problems of local industries, particularly the manufacture of alcoholic drinks.
    Fonte: www.bbc.co.uk

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sugestão. Será acolhida. Mas Pasteur era sim "Doutor" e , com muito mais certeza, cristão. A fontede onde tiramos o texto parecia confiável, mas pelo jeito não tanto assim ... Valeu a lição. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. BOm, "doutor" é um termo bem genérico. Afinal qualquer advogadozinho adora ser chamado de "doutor".
    Doutor só deveria ser usado pra quem conseguiu o título acadêmico terminando um doutorado.
    No TC tá cheio destes falastrões que adoram ter seu saco puxado... Doutor procurador... Doutor auditor... dr conselheiro....

    ResponderExcluir
  5. MEU NOME É ALEX E SOBRE O TEXTO DE LOUIS PASTEUR EU JÁ O HAVIA LIDO E GOSTEI BASTANTE, COMO SOU PROFESSOR DE FÍSICA E ADORO CIÊNCIA, ACREDITO QUE TUDO É VERDADEIRO DESDE QUE SE PROVE O CONTRÁRIO, DAÍ O SURGIMENTO DA FÍSICA MODERNA, MAS DEIXANDO ISSO DE LADO, GOSTARIA DE ACRESCENTAR QUE SE ALGUÉM AFIRMA QUE LOUIS PASTEUR NÃO ERA DOUTOR E NUNCA EXISTIU A UNIVERSIDADE NACIONAL DA FRANÇA, DEVERIA TAMBÉM AFIRMAR A FONTE UTILIZADA PARA TAL AFIRMAÇÃO E SÓ ASSIM TORNARÍAMOS A HISTÓRIA DUVIDOSA, AFIRMAR POR AFIRMAR EU TAMBÉM DIRIA QUE SERÁ POSSÍVEL VIAJARMOS NO TEMPO. PARABÉNS PELO SITE.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Este é um Blog cristão, de matriz evangélica. Se você tem ponderações ou algo a acrescentar sobre o conteúdo das postagens, sinta-se à vontade para manifestar seu ponto de vista. Mas é obrigatório o uso e o abuso da boa educação. Serão deletados - tão logo reconhecidos - os comentários ofensivos ou que infrinjam de algum modo a lei, não sem antes o registro do IP, hora e data do fato.