O Programa dos Doze Passos


O programa de Doze Passos (twelve-step program) é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por William Griffith e Doutor "Bob" Smith, inicialmente para o tratamento de alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência física ou psíquica. É a estratégia central da grande maioria dos grupos de auto-ajuda para o tratamento de dependências químicas ou compulsões.

Todos os programas seguem a mesma versão dos 12 passos. Os grupos reúnem-se regularmente para discutir seus problemas, compartilhar suas vitórias e apoio mútuo. Uma das características mais amplamente conhecidas do programa é a tradição de, nas reuniões, os membros se apresentarem pelo primeiro nome e admitirem que tem um problema.

O Programa dos Doze Passos consiste, em suma, em admitir o problema e sua incapacidade de vencê-lo, em reconhecer que sua auto-confiança e força de vontade não podem tirá-lo do vício, entregando a Deus a solução.


Veja quais são os 12 Passos.


1. Admitimos que éramos impotentes perante o vício – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas;

2. Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade;

3.Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos;

4. Fizemos minuciosa e destemida avaliação moral de nós mesmos;
5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas;

6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter;

7.Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições;

8. Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados;

9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem;

10. Continuamos fazendo a avaliação pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente;

11 . Procuramos, por meio da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade;

12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos viciados e praticar esses princípios em todas as nossas atividades.

Em que o Programa dos Doze Passos pode ajudá-lo a vencer seus vícios/compulsões/imperfeições ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Este é um Blog cristão, de matriz evangélica. Se você tem ponderações ou algo a acrescentar sobre o conteúdo das postagens, sinta-se à vontade para manifestar seu ponto de vista. Mas é obrigatório o uso e o abuso da boa educação. Serão deletados - tão logo reconhecidos - os comentários ofensivos ou que infrinjam de algum modo a lei, não sem antes o registro do IP, hora e data do fato.