A Bíblia Ensina Como Lidar com Dinheiro

Salvo situações de carência de recursos em razão de desemprego, doença e outras circunstâncias inesperadas, a grande causa de tantos terem problemas com suas finanças pessoais tem a ver com a PERSPECTIVA sobre o ESTILO DE VIDA que se deve perseguir.

Quanto maior o padrão de vida que se quer levar (ou pelo menos “aparentar”), obviamente maiores são os gastos.
O problema é que muitos querem ter um padrão de vida superior ao que podem suportar suas finanças e a consequencia é o ENDIVIDAMENTO contínuo e progressivo.

Cheque “especial”; empréstimos consignados; financiamentos longos; cartões de crédito; cheques pré-datados... São muitas as opções oferecidas para que as pessoas tenham a falsa idéia que o endividamento é algo “normal”, que o consumo é fácil e "administrável".

Mas as consequencias de uma vida sem disciplina financeira são devastadoras. O “passo maior que a perna” resulta numa dolorida queda e não raro a pessoa que endividou-se buscando um padrão de vida superior ao que podia suportar, terá que viver num padrão de vida INFERIOR, muitas vezes levando sua FAMÍLIA a passar privações.


A Bíblia tem conselhos sobre dinheiro ? Sim ! Aqui estão algumas dicas para que se mantenha um estilo de vida centrado em valores cristãos, onde não se pode privilegiar o consumismo desenfreado e a falta de providência.

1) JÁ ESTAR CONTENTE POR TER O BÁSICO.
Em uma sociedade em que tantos passam necessidades, ter meios para a sobrevivência já é um motivo de agradecimento. Isso não quer dizer que devemos nos contentar SÓ com o básico, mas sim de já estarmos felizes a partir do momento em que podemos sobreviver com dignidade.

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. (I Timóteo 6:8);

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Filipenses 4:11-13)

O apóstolo Paulo diz que APRENDEU a viver contente. Não nascemos contentes – aprendemos com o Senhor a nos alegrar com o que Ele nos dá.

2 ) RECONHECER E EVITAR A COBIÇA.
.
A cobiça é um desejo impaciente de possuir algo nem sempre necessário ou urgente, normalmente dirigido àquilo que pertence a outros; é o desejo por coisas (boas ou más) que é mais forte do que ele deveria ser, um tipo de fixação prejudicial ao desejo de posse.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”. (Êxodo 20:17).

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
(Efésios 5:5)

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8:36)

3) NÃO DETERMINE SEU ESTILO DE VIDA COMPARANDO-SE COM OUTROS.
.
Isso decorre da falsa ideia de que os outros sempre são mais felizes, é uma valorização anormal de bens materiais em detrimento da real paz de espírito. Pense nas pessoas abastadas que você conhece e tente lembrar se há REAL felicidade em seus olhares. A riqueza não traz harmonia, esta é a grande realidade. Há ricos angustiados apesar da riqueza e pobres contentes apesar de algumas carências. A questão central é a importância que se dá ao status social. Uns preferem ser ricos a qualquer custo e ostentar uma falsa felicidade; outros preferem buscar a real felicidade, nem que para isso abdiquem de ganhar mais dinheiro.

Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem (Provérbios 11:28)

Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará. (Provérbios 28:21)

Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. (Eclesiastes 5:12)

4) SER HONESTO.
.
Quem faz dívidas sabendo que não tem condições para pagar está mentindo.

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.(Êxodo 20:16).
.

5) TRABALHE, E TRABALHE HONESTAMENTE.
.
“O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza. O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.... Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:19-20,22).

O cristão precisa abandonar qualquer maneira desonesta de ganhar dinheiro e fazer “com as próprias mãos o que é bom” (Efésios 4:28).


6) ESFORCE-SE POR VIVER UMA VIDA MAIS SIMPLES.
.
A verdade é que quanto mais coisas você tem, mais tempo e dinheiro serão necessários para mantê-las. Assim, para que a vida não fique sobrecarregada, é razoável que se avalie muito bem para onde vamos dirigir nosso TEMPO e nosso DINHEIRO. Não faz sentido abrir mão da saúde, do convívio familiar e da vida espiritual em nome de uma suposta “riqueza” que, em verdade, é ilusória.

Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar”. (Provérbios 25:16).

7) SEJA SENSÍVEL ÁS DIFICULDADES ALHEIAS.
.
O apego aos bens materiais não pode anular sua capacidade de estender à mão para um irmão que passa por dificuldades. Além de ser característico do amor cristão ser caridoso, lembre-se que amanhã quem pode precisar de ajuda é você.

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;" (Mateus 25:35)

“Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante” (Eclesiastes 4:10).


"A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido". (Prov.11:25)

.

8) O DINHEIRO DEVE SERVIR A VOCÊ, E NÃO O INVERSO.
.
Onde está o teu coração? No dinheiro ou em Deus ? A Bíblia nos mostra que se buscarmos a Deus primeiramente, "todas as demais coisas nos serão acrescentadas", inclusiveos meios para uma vida mais confortável.

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33) .

"Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração". (Mateus 6:21)

"Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado".(Salmo 55:22) ;
.
9) DESFRUTE LIVREMENTE DAS COISAS QUE VOCÊ ADQUIRIU SOB A BENÇÃO DE DEUS .

“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.

"E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus”.
(Eclesiastes 5:18-19).
[colaborou Lia]

[FaRoL]

Disse Jesus:


O SERMÃO DA MONTANHA
E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

(Mateus 5)

Você Acha Que Não tem Valor ?




Vivemos por acaso ? Somos um “acidente da natureza”? Caminhamos sem rumo nesta Terra ? Saiba porque não AQUI.

Giro Pela Internet

Um Pastor foi chamado para fazer uma oração na abertura dos trabalhos da Assembléia do Kansas (Estados Unidos). A oração não fez muito sucesso entre os políticos, veja porque AQUI.

Saúde: você sabe os reais perigos dos refrigerantes de cola ? Veja AQUI.

Não se convenceu ainda do perigo dos refrigerantes ? Então veja ESTA notícia...

"O Rei Relativista" - ou "Os Mil Caminhos"


Relativismo: Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.

Todos conhecemos muitas pessoas que negam a existência de vida espiritual ou, se aceitam que há algo além do mundo material, na prática vivem como se não cressem.
O ateísmo e a apatia espiritual crescem na medida em que as pessoas se tornam centralizadas na satisfação pessoal, na busca de prazeres, no individualismo e numa incrível vontade de “ser feliz” sem entender direito o que é felicidade.
Além dos que simplesmente renegam a espiritualidade, há os que dizem que “todas as religiões estão certas”, porque “Deus é um só” que “todos os caminhos levam a Deus”, ou seja: que a verdade é relativa, que não há uma verdade, mas “cada um tem a sua verdade”. Será mesmo ?
Jesus Cristo foi muito claro ao dizer que só Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14::6).
Afirmar o contrário é negar as palavras de Jesus.
A historinha abaixo ilustra como idéias que se chocam não podem ser artificialmente harmonizadas.
Mais cedo ou mais tarde, a verdade se impõe.
O que é certo é certo, o que é errado é errado.
Não há meio termo.
________________________________

O Rei Relativista , ou "Os Mil Caminhos"...

Era uma vez um soberano de um reino distante, que impressionado pelo ensino dos intitulados "Místicos", aderiu à “Filosofia dos Mil Caminhos”.
Tal ensino pregava que não há uma verdade absoluta, mas que muitos caminhos levam a muitas verdades, que no final das contas, é uma só verdade.
Diziam os Místicos que “o caminho se subdivide em mil outros caminhos, para que todos levem a mesma e única verdade”.
Estes ensinamentos impressionaram o rei, lhe era atraente a idéia de que não há erro nem engano, pois ao final da jornada, mais cedo ou mais tarde, todos chegariam ao mesmo destino: a verdade – que não seria absoluta, mas relativa.
Todos estariam certos e todos estariam errados, pois não há caminho certo ou caminho errado. Há caminhos.
Ainda extasiado pela sublime doutrina relativista, o rei foi procurado por dois súditos para que resolvesse um sério conflito entre eles, pois naquele reino, o soberano também exercia a justiça.
O primeiro súdito relatou longamente a sua versão dos fatos do conflito: explicou o porque achava que a razão e por conseqüência o direito, lhe pertenciam, mostrando documentos e objetos.
O Rei ouviu atentamente. Pensou, meditou e disse: você tem razão !
O segundo súdito pediu a palavra e explicou em detalhes a sua versão, trouxe testemunhas e livros que diziam que sua situação era amparada pela justiça e que, em razão disso o direito em jogo lhe pertencia.
O Rei ouviu tudo pacientemente, novamente analisou os argumentos e então disse ao segundo súdito: você tem razão !
Houve inquietação na Corte...O Ministro-Conselheiro do rei, que a tudo presenciou, cochichou no ouvido real que não seria possível que o dois súditos tivessem razão ao mesmo tempo, pois suas versões se contradiziam e versavam sobre uma mesma situação de fato.
O Rei ouviu o Conselheiro e olhando-o nos olhos disse: você também tem razão !
A partir daí o tumulto tomou conta do Palácio e depois de todo o reino. Ao final do dia o reino estava esfacelado e em guerra civil, e o rei relativista morto.
[Livremente inspirado no texto de M. Scliar, P.Finzi e E.Toker, em Humor Judaico, Editora Shalom]
_____________________________________________

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! " (Isaias 5:20)

[FaRoL]

Ter Razão Ou Ser Feliz ?


Texto que circula na web:

Oito da noite numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo, assim como o caminho que ela conferiu no mapa antes de sair.
Ele dirige o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem a certeza de que é à direita. Discutem.
Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe que estava errado.Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.
Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde. Mas ele ainda quer saber: “Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais.”E ela diz: “Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.
Estávamos à beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite.”
Esta pequena história foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho.

Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente de tê-la ou não.
Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência:

Quero ser feliz ou ter razão?

"Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão." (Provérbios 17:14)

Em Busca de Uma Igreja


Hoje em dia, é comum um novo convertido ao Evangelho, e mesmo pessoas já com bastante experiência na fé, fazerem certas perguntas: "Quais os critérios apropriados para escolhermos determinada igreja?", ou "Como saber se a igreja que estou freqüentando vai abençoar minha vida?"
É certo que neste caso, como de resto em inúmeras situações da vida, devemos levar em conta muitas coisas, a fim de não tomarmos decisões erradas.
Para começar, não escolha sua igreja pela mera proximidade com a sua casa. Afinal, igreja não é supermercado!
O que se vê por aí são pessoas entrosadas em determinada comunidade e que, de uma hora para outra, resolvem mudar de igreja, atendendo a um apelo por mais comodidade ou mesmo economia no transporte. Tal mudança pode virar uma tragédia.
Não abra mão de sua saúde espiritual em função da localização de um prédio.
Outro ponto importantíssimo é conhecer a doutrina praticada pela igreja que você pretende freqüentar. Em outras palavras - no que esta igreja crê?
Não há lógica, por exemplo, em que um crente pentecostal, que aceite a contemporaneidade dos dons espirituais, transfira-se para uma congregação tradicional, onde a visão seja diferente.
Da mesma forma, aquele irmão que não aceita uma liturgia mais espontânea pode sentir-se desconfortável em uma comunidade onde o clima espiritual seja mais avivado.
É lógico que estilos de culto não são essenciais para nossa vida espiritual ou salvação; mas é a teologia da igreja que define o que somos e no que cremos.
Escolha uma igreja onde os pastores ministrem ao seu coração.
É impossível você sentir-se bem em uma igreja cujos pastores não lhe causem admiração e não tenham legitimidade espiritual.
É preciso reconhecer que Deus fala através dos líderes.
É importante, também, conhecer a vida do pastor.
Procure saber como foi sua conversão e o seu preparo para o ministério. Como ele vive com a mulher - ou com o marido, no caso da pastora? Como lida com os filhos? Ele, ou ela, tem um bom testemunho de vida ou deixa "furos"?
A relação de um pastor com seu rebanho é coisa complexa.
Envolve confiança, amizade, noção de autoridade, amor.
O ensino da Palavra de Deus também é ponto fundamental a ser considerado quando se procura, uma igreja.
Ultimamente, diversas igrejas não valorizam o estudo da Bíblia.
É atitude pensada - quem aprende, cresce; quem cresce, questiona; quem questiona, cobra, e por aí vai.
Um povo instruído exige igualdade, cobra transparência.
O problema é que, em diversas comunidades, não há interesse em se formar cabeças pensantes ou crentes maduros.
Além da falta de questionamento, outra característica altamente nociva de algumas igrejas é o sectarismo. Ensinar que somente esta igreja é abençoada, em detrimento das outras, é um erro.
O Reino de Deus é grande demais para caber apenas numa denominação. Os milagres do Senhor não acontecem apenas em uma instituição, mas são possíveis em qualquer lugar onde o seu nome é pregado e exaltado.
Não há uma única igreja certa.O que aprendi nestes 25 anos de ministério pastoral é que o Evangelho não muda.
Uma igreja bíblica deve sempre pregar contra o pecado.
Algumas igrejas, para não perder freqüentadores, baixam o padrão e permitem situações erradas. Algumas ensinam o nefasto "É proibido proibir".
É por isso que existem entre nós tantos caloteiros, pessoas de mau-caráter e adúlteros que pulam de igreja e igreja e, mesmo excluídos de uma, são recebidos com festa em outra.
Mas é claro que, nestes tempos de escândalos e malversações de recursos, é o dinheiro - ou melhor, o seu uso - que causa tantos problemas nas igrejas. Quem faz o controle dos gastos na sua igreja?
Se a resposta é ninguém, isso não significa, necessariamente, que haja desvio de dinheiro, mas pode haver! E a simples margem para desconfiança quanto à probidade não deve jamais ser admitida no seio de uma comunidade evangélica. A falta de controle de recursos que dá lugar a que pastores, quase que do nada, apareçam ostentando casas luxuosas e carros importados. Os donos de igrejas fazem o que querem com o dinheiro arrecadado na comunidade.
Uma igreja tem que ter Conselho Fiscal, prestação de contas, balancete contábil.
Há coisa de uns 20 anos, vem se disseminando, em todo o mundo e também no meio evangélico brasileiro, a chamada teologia da prosperidade, que prega, entre outras coisas, que o crente nasceu para ter dinheiro no bolso, um bom emprego, enfim, ser próspero.
Não se pode negar que Jesus quer sempre nos prosperar, mas ele ensina a buscarem primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. O problema das "igrejas da prosperidade" é que elas priorizam as "demais coisas" em detrimento do Reino. Esta doutrina machuca os pobres, ofende as pessoas de classe social mais baixa, além de ser causa de frustração para os ingênuos - gente que compra a idéia do "é dando que se recebe", faz todas as entregas, participa de todos os desafios e, mesmo assim, fracassa nas finanças.
Milhares de pessoas não querem nem ouvir falar de igreja evangélica, simplesmente porque sentiram-se enganadas por tais ensinos.
Que lástima!Por último, observe se, na sua igreja, está havendo mudanças de vida. O Evangelho muda a vida das pessoas. Transforma-as, liberta e cura.
Nossa igreja é nossa família e o melhor é nunca abandonarmos nossa congregação, como é o costume de alguns. Contudo, se concluirmos que determinada igreja é doentia, ficamos doentes também, caso permaneçamos nela. E a doença espiritual pode levar-nos à morte espiritual.
Que Deus nos ajude e nos abençoe, para que escolhamos bem!

[Publicado em 01/02/2004 Revista Eclésia ]

Fonte: jesussite

Como Educar os Filhos com Valores Cristãos

Se você quer verdadeiramente educar seus filhos com sabedoria e na FÉ CRISTÃ, veja as orientações de J.C.Ryle nesta apostila (12 pg) disponibilizada no site monergismo.com.

Clique AQUI, leia e faça a diferença na vida de quem você tanto ama.

Anestesiados ?

Por que a maioria das pessoas dá tanta importância a coisas passageiras, mas faz questão de esquecer ou adiar a tomada de posição frente à questões profundas da existência?

É muito mais comum as pessoas dirigirem seus esforços para a satisfação de necessidades imediatas, para a diversão e para os bens materiais do que dedicar um mínimo tempo sequer para refletir na maior questão da vida de qualquer um:

Afinal, quem somos neste Universo ?
Onde estávamos antes do nascimento e para onde vamos após a morte?
A existência se resume mesmo em um evento biológico, dividido em nascer envelhecer e morrer?
Há vida após a morte ?
Há mesmo uma vida espiritual?


Resumindo: Qual a Verdade ?

Da resposta a estas questões tão negligenciadas depende toda a postura da pessoa perante a vida e por consequencia todas as suas atitudes.

Mas o fato é que as pessoas estão amortecidas.
A ordem é “seguir a vida”, sem pensar muito em profundidade, deixar o tempo passar e viver como se não houvesse tempo.

Alguém já disse que a maioria das pessoas somente “olha para cima” quando caem deitados de costas, ou seja: as pessoas só pensam no sobrenatural quando alguma desgraça lhes ocorre.

Por que tantos esquecem do ASSUNTO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO ?
[FaRoL]

MÃE É MÃE



Como numa velha rotina retratada no ir e vir das estações e das marés, no cair das folhas outonais, no brotar da vida que ressurge, no reciclo permanente da natureza, uma vez mais estamos a projetar nossos pensares para a elevada figura materna.
Mãe é mãe, já dizia o sábio popular. É assim, sem rima alguma, que ela aparece, solidária e solitária, cumprindo seu angelical dever. Da estrebaria ao Calvário, jamais abandonou seus filhos, mesmo à revelia do pai ausente. Mãe protege. Mãe consola. Mãe tempera coragem com determinação.

Há anos, no desenrolar da 2ª Guerra Mundial, conta-se a história de uma mãe que, acompanhada de uma amiga mais jovem, foi despedir-se de seu filho na velha estação ferroviária. Ele partia para o front. Nos dias seguintes, sob implacável crise nervosa, aquela mãe era confortada pela jovem amiga que, por solidariedade, passou a dormir com ela, vestida com o pijama do filho soldado.

Passado um mês, a mulher tem um abrupto ataque de histeria e começa a clamar pelo seu filho. Uma semana depois, chega uma viatura militar, com a informação de que seu filho tinha caído no campo da batalha. Verificado o horário do óbito, coincidia com o da crise histérica da mãe.

A força descomunal dessa mulher transpôs uma distância enorme, só explicável através da parapsicologia e – principalmente – das Sagradas Escrituras. Está lá, nas entranhas do Livro de Isaías[1], a referência do ato de consolar como uma das principais características de Deus e da mãe. Igualmente, no Livro de Mateus[2], Deus manifesta seu desejo de albergar os filhos de Jerusalém de igual forma que toda mãe protege seus filhos debaixo das asas. Mãe é fortaleza.
Mãe protege. Mãe consola.

Hoje, mercê da indiferença do mundo globalizado, estamos sós na multidão e ela sempre foi nosso porto seguro. Devemos, portanto, emprestar nosso respeito a essa plêiade de mulheres especiais, fazendo algo diferente. Um afago, um sussurro no ouvido, um pequeno cochilo com a cabeça recostada em seu colo, um passeio silencioso pelo parque, de mãos dadas, um sorriso descompromissado, uma pausa sincera para ouvir pequenos lamentos de dores físicas ou de ressentimentos pretéritos, um tempo para ouvir recordações de fatos exaustivamente já repetidos em outras ocasiões.

E, assim, esta reflexão servirá para a tomada de novas atitudes por parte daqueles que, ainda, podem ouvir um doce conselho materno, pois são elas que detêm a sabedoria. Tolo é aquele que não as ouve. Deus está com elas. Fica aqui, pois, nossa reverência a todas mães, brancas, pretas, ricas, pobres, biológicas, de adoção, amas-secas, madrinhas, babás e, enfim, mulheres que fizeram de seu colo o abrigo de todos nós.

[Hosny Silva]

[1] Isaías, 66:13 – “Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei: e em Jerusalém vós sereis consolados.”
[2] Mateus, 23:37 – “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!”

Viva Vencendo (2)


VENÇA O MEDO

Do que é que você tem medo? Do que está ao seu redor ou do que está dentro de você?
É muito provável que o medo que você tem das coisas externas, seja apenas um resultado do pavor que lhe causam seus próprios sentimentos, ou seja: seu medo não tem uma real motivação, você tem medo “do que pode acontecer”. Na verdade você tem medo de sentir medo.

Mas, enfim, o que fazer quando o medo invade o espírito, ou o que se pode fazer para evitar o amedrontamento ?
Há um meio seguro de deslocar o medo de dentro de você. Simplesmente elimine qualquer idéia medrosa ou tímida, substituindo-a por pensamentos que injetem coragem no espírito. Deus disse a Josué :

“Não temas nem te espantes, porque eu, o Senhor teu Deus sou contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Mentalizar e repetir isso é uma fórmula eficiente e precisa ser usada. Quando a primeira sombra de um pensamento medroso se insinuar na sua mente, ataque depressa, do mesmo modo que ataca um resfriado que está começando com um remédio. Repita e repita: “Não temas nem te espantes, porque eu, o Senhor teu Deus sou contigo, por onde quer que andares”.

Trate estas palavras não como um “mantra” ou como um amuleto, mas sim como uma verdadeira promessa de Deus para você.

Mas, você continua com medo? Apesar de saber da promessa de Deus, você continua assustado, inseguro, duvidoso e incapaz de crer que Deus esteja mesmo com você?

Então vamos tentar entender porque o medo continua.
Quando as palavras citadas foram ditas a Josué, ele tinha razões suficientes para amedrontar-se diante das dificuldades que o esperavam como sucessor de Moisés como líder do povo judeu.
Na sequência, Deus disse a Josué: “Esforça-te e tem muito bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou. Dela não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda”. (Josué 1:7)

Se você não está conseguindo vencer o medo, talvez a razão esteja aí.

Deus nos deu uma lei de conduta, mostrando o que devemos e o que não devemos fazer. Essa lei não representa nenhum tipo de autoritarismo ou tirania divinos, mas a restrição de práticas que, por serem contrárias à nossa natureza, acabam por nos infelicitar e destruir.

A lei foi condensada nos dez mandamentos, já conhecidos de todos.
Deus nos mostra que o desvio de qualquer parte da lei, está relacionado com o medo.

A pessoa que tem para si muitos deuses, incluindo a ambição, a fama, o dinheiro e outros, que transforma em ídolos as suas próprias obras; que se serve do nome do Senhor para cobrir seus interesses; que mente, furta, adultera, cobiça ou destrói o próximo pela calúnia e fofoca, vive com medo.

Este tipo de medo não desaparece com a repetição de versículos bíblicos. Você pode repetir o dia inteiro que Deus está contigo que o medo não diminui, ao contrário, aumenta.
Aumenta seu medo porque Deus não pode lhe dar descanso enquanto os seus caminhos estiverem errados.

Se você quer vencer o medo, encare os desvios que você vem tomando da Lei do Senhor. Se você não conhece os mandamentos, sua consciência lhe servirá de guia.
Não é preciso que ninguém lhe aponte suas faltas. Você sabe quais são elas.

Resolva MUDAR. Peça sinceramente a Deus a força e a graça de que você necessita para a vitória e Ele te atenderá com alegria.

Corrija seus erros. Dê o primeiro passo na direção certa e veja como será fácil livrar-se do medo.

Tenha coragem. Viva dentro da lei de Deus, e Ele o ajudará a vencer suas faltas.


[estudo baseado na obra de Maria Amelia Rizzo]
Para o download gratuito do livro "Viva Vencendo" , clique AQUI.